Notícias

15 out

Grande encontro com os crismandos de Guanambí, BA

IMG-20181014-WA0052

No dia 14/10/2018, aconteceu na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe – Paroquia Santo Antônio, na cidade de Guanambi, BA, o II encontrão com os Crismandos. O encontro começou com acolhida e animação conduzidas pelo Jovem Nailson, seguido de um momento de oração refletindo sobre a missão e compromisso das quatros velas, o qual foi conduzido por Mônica, uma das coordenadoras da Catequese de Crisma. Logo após, um momento de relax orientado pela Irmã Zilma. Em seguida, a mesma deu continuidade ao encontro com a reflexão a partir do tema: Os mais belos encontros de Jesus, no qual refletimos sobre dois encontros: o primeiro encontro Jesus e a Samaritana, onde podemos observar claramente o pedido que Jesus faz à Samaritana – “Dá-me de beber” – com isto supera todas as barreiras de diferenças entre os Judeus e Samaritanos e rompe os esquemas de preconceitos em relação às mulheres daquela época. Observamos que o pedido de Jesus dá início a um diálogo sincero, mediante o qual Ele, com grande delicadeza, entra no mundo interior de uma pessoa que, segundo os esquemas sociais, não deveria nem mesmo dirigir uma palavra, mas ai o que fez Jesus? Se colocou no lugar dela, não julgando, mas fazendo sentir-se reconhecida. Jesus quis “abri-lhe o coração”, “colocar em evidência a sede que havia nela” . “A sede de Jesus não era tanto de água, mas de encontrar uma alma sequiosa” …. E o resultado do encontro junto ao poço foi de uma mulher transformada.

Segundo encontro Jesus e o Jovem rico: quando a riqueza ocupa o coração e o olhar, foi o que refletimos no Evangelho de hoje, que conta a história do jovem rico que perguntou a Jesus pelo caminho da vida eterna, o Mestre adverte- nos para o perigo das riquezas … “vai vende tudo que tens dá aos pobres e depois segue –me”. o jovem rico não aceitou a proposta de Jesus, pois era muito rico.

Prestem atenção: uma pessoa rica vive protegida pela segurança de suas riquezas, ela tem dificuldade em abrir mão desta segurança, agarrada ás vantagens de seus bens, vive preocupada em defender seus próprios interesses. Já o pobre, não costuma ter estas preocupações. Mas, tenha cuidado porque pode haver pobres com cabeça de rico. Quando a riqueza ocupa o coração e o olhar, a pessoa já não consegue mais perceber o sentido do Evangelho…

Foi uma manhã muita rica e dinâmica os dois encontros de Jesus. Antes da fala da Irmã Zilma, os jovens crismandos dramatizaram os textos bíblicos, havendo uma boa participação e inteiração de todos. Por tudo isso demos graça a Deus!

Por Irmã M. Zilma da Silva

Publicações

Deixe um Comentário