Notícias

17 jul

Encontro Regional da ANSD

Associação Nossa Senhora das Dores

Conselho territorial dinamizar a partir da Vida

 

Encontro Regional da ANSD

 

 

 

No dia 12 de julho de 2019, comemorou-se o 119º aniversário de fundação da Congregação das Servas de Maria Reparadoras, por Madre Elisa Andreoli, que dedicou totalmente ao Senhor para amá-lo e servi-lo nos irmãos e irmãs a exemplo de Maria com estilo próprio dos Servos de Maria. Com este espírito celebrou-se uma missa, na Paróquia São Judas Tadeu, voltada totalmente para esse momento comemorativo, com a presença das Irmãs Servas de Maria Reparadoras, Associados e Associadas, professores e funcionários do Colégio Elisa Andreoli, e que foi abrilhantado com a apresentação do coral de alunos do colégio. Sentia-se durante a celebração todo envolvimento da presença viva de Elisa Andreoli.

Com o tema “Vocação da Associação Nossa Senhora das Dores”, foi realizado no período de 12 a 14 de julho de 2019 o primeiro Encontro Regional da Associação Nossa Senhora das Dores, na Casa de Retiros Blumengartenhaus, da Congregação Irmãs Franciscanas, na cidade de Angelina, Santa Catarina, com a participação das Irmãs Assistentes Servas de Maria Reparadoras, os grupos Nossa Senhora de Guadalupe (Capinzal – SC), Nossa Senhora da Luz (Curitiba – PR) e Nossa Senhora da Visitação (Florianópolis – SC). Também contamos com a presença dos membros que compõem o Conselho Territorial dinamizar a partir da Vida e um membro do grupo Nossa Senhora da Assunção (Caculé – BA). Foram momentos marcantes de grande espiritualidade, que através de orações e formação, nos mostrou toda a trajetória de vida vocacional e espiritual de Madre Elisa Andreoli e Irmã Dolores Inglese (Maria Inglese).

Dentro do tema específico sobre Vocação, muito bem desenvolvido pela Ir. Mª Graciema Eva Lanhismr, nos mostrou as diversas vocações, através do chamado, salientando principalmente que “A VOCAÇÃO da Associada e Associado é alicerçada na Vocação à vida e na Vocação cristã”. Foi de grande importância para cada um dos participantes este momento, pois nos levou ao discernimento de que “O sentido mais profundo da vida é dar sentido à vida dos outros e das outras”, conforme apresentado pela palestrante.

A Oficina de Vivência, desenvolvida pela Ir. Nilce Masson e a professora Isabel, foi outro momento espiritual que nos levou ao encontro com Maria, através das Bodas de Caná, onde a transformação da água em vinho, nos fez perceber o vinho que falta em nossas vidas, transformar a água do pecado em vinho de prudência, da água da mágoa em vinho do agrado e alegria, o vinho da solidariedade e do compromisso com o outro.“Seremos sempre “ÁGUA” enquanto esperamos que a transformação aconteça nos outros, mas seremos “VINHO” se nos esforçarmos para que ela aconteça primeiramente em cada um de nós”.

Através de uma celebração, foi apresentado por Maurício (Responsável territorial) e Sueli (conselheira) e entregue a cada participante o novo Estatuto, que com aprovação definitiva pelo Dicastero, será nossa constituição de vida e organização dos diversos grupos existentes, enquanto Associação Nossa Senhora das Dores.

Dentro da diversidade e culminando o encerramento do encontro, os grupos apresentaram suas culturas regionais através de danças e comidas típicas, além de mitos e lendas, numa demonstração de vida comunitária entre todos e todas, a que somos chamados a vivenciar, independentemente da região onde estamos, pois viver a comunhão fraterna e solidária é um dos aspectos do nosso carisma.

Nos dias de hoje, somos a Elisa Andreoli e a Maria Inglese, que no seguimento de Maria nos deixaram um grande legado de “Amar, Servir e Reparar” os males do mundo e como disse muito bem Ir. Graciema: “O mundo de hoje precisa de uma vida nova, de pessoas criativas nas ideias, fortes na fé, sinceras no amor, com o olhar centrado no sonho de Deus”.

 

Maurício de Andrade Silva

Responsável territorial

 

Confira as fotos: Encontro Regional da Associação Nossa Senhora das Dores

Publicações

Deixe um Comentário