Território Latino-americano II

As Servas de Maria Reparadores no Brasil

Madre M. Elisa Andreoli tinha um forte espírito missionário, uma verdadeira paixão pelo anúncio de Cristo a todas as pessoas: “Eu gostaria de fazê-lo amado por milhares de milhões de corações”.

Em resposta ao convite recebido pelos Servos de Maria, Madre M. Elisa, em 1921, enviou seis Irmãs em missão ad gentes no Brasil, na região amazônica, em Sena Madureira (Acre) para um serviço educativo e pastoral.

Em 1923, a Congregação expandiu sua presença e suas atividades para outras cidades do Acre, dedicando-se à educação, saúde e pastoral nos vários campos.

Em 1932, as irmãs iniciaram novas fundações em outras regiões do Brasil. Desde os primeiros anos surgem as vocações e, portanto, o carisma é enriquecido por experiências vindas das culturas brasileiras. A partir das comunidades no Brasil, a Congregação se espalha para outros países da América Latina: Argentina, Bolívia, Peru e México.

Atualmente, a Congregação está presente em cinco regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com 18 comunidades.

As comunidades trabalham em diferentes áreas do apostolado: na inserção em bairros com vários serviços à comunidade cristã e cidadania, em projetos sociais e na rede com organizações civis e eclesiais; no ensino de teologia; no serviço educacional em institutos da Congregação e em escolas estaduais; na saúde nas instituições da Congregação e do Estado; na “Pastoral da Criança” e em várias áreas populares de educação e saúde; uma comunidade anima um Centro de Espiritualidade; outras comunidades estão envolvidas em serviços à Congregação: formação inicial, irmãs idosas, Sede provincial.

 

 

BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras nasceu em 12 de julho de 1900, em Vidor, Treviso-Itália. O cuidado com a educação na infância dos mais carentes é ampliado para o cuidado da Saúde, como prevenção e cura de quem mais necessitava, em época de guerra. Elisa Andreoli, fundadora, sempre foi aberta aos sinais dos tempos e perscrutava a vontade de Deus através da escuta atenta da Palavra de Deus e dos eventos históricos dos séculos XIX e XX. Elisa confiava incondicionalmente em Deus e com alegria foi acolhido seu pedido de ser a Congregação agregada à Ordem dos Servos de Maria, cujo Carisma e Espiritualidade escolheram devido à dedicação à Maria Santíssima e a quantidade de Santos e Santas, a agregação ocorreu em 19 de janeiro de 1910; após muitos anos de espera confiante. Ressalta-se também a acurada sensibilidade de Elisa ao âmago do ser humano o que a tornou coração acolhedor gerando múltiplas formas de cuidar da vida humana através de suas Irmãs, a quem propôs tornarem Jesus Cristo conhecido, amado e servido em todos os lugares aonde ela nem chegou, mas que se prolonga sua doação como herdeiras de uma missão específica.

Respaldada com esta espiritualidade, tornou-se exequível, através das Irmãs que acolheram a proposta desde o início:  promover e cuidar a vida, sobretudo, onde ela é ameaçada. Considerando a opção da maiêutica histórica do vir a ser, a parturição que todo ser humano é chamado ao nascer: cada Serva de Maria Reparadora busca desenvolver em si as potencialidades recebidas de Deus para amar e servir nas múltiplas áreas em que a pós-modernidade gerou situações que requerem acompanhamento e interação. A Cada uma abre-se, desde a Formação Inicial, um leque de opções, seja na área da educação formal ou não; da Saúde (Preventiva e Curativa); da Inserção Social; da Formação Integralizadora, mantendo abertura para outras formas de serviços que a realidade inserida necessitar.

 

``Em tudo Amar, Servir e Reparar``

Madre Elisa Andreoli

Fale Conosco

Rua da Cascata, 47 – Tijuca

Rio de Janeiro – RJ

Cep 20530-080

(21) 2238 3456

www.congregacaosmr.com.br

contato@congregacaosmr.com.br

Envie-nos uma mensagem

    Insira este código:
    captcha