Quem Somos

Congregação das Servas de Maria Reparadoras

 

Nós somos Servas de Maria Reparadoras, também conhecidas como Reparadoras, fundada por Elisa Andreoli em 1900 no norte da Itália. Nestes mais de 100 anos de história, somos identificadas pelo forte vínculo da vivência do Evangelho através da Comunhão de vida em Comunidade, do Serviço, da Reparação e da Inspiração constante em Maria Mãe e Serva do Senhor.

Como discípulas de Jesus Cristo, nos passos de Maria, sua mãe e discípula, somos chamadas a viver a alegria do Evangelho em comunhão de Irmãs e no serviço à vida, com especial empenho de reparação onde se encontra ameaçada a vida de tantos irmãos e irmãs nossos, bem como nossa casa comum, a mãe terra, em colaboração com a Igreja.

Nosso compromisso de serviço à vida se realiza em modalidades diversas, em especial na Educação, Saúde, Centro de Espiritualidade, Pastoral e Projetos socioculturais e de solidariedade.

 

 

Inseridas na tradição da vida consagrada e da Ordem dos Servos de Maria

 

Desde o início da formação, a serva de Maria reparadora torna-se consciente de que a sua opção de viver na nossa Congregação, a coloca numa realidade de vida consagrada difundida na Igreja e presente em toda parte da terra.

Além disso, sabe que quando inicia a «missão de Cristo, a mulher demonstra por ele e pelo seu mistério uma especial sensibilidade que corresponde a uma característica da sua feminilidade» Também nós somos inseridas no número das mulheres que, na sucessão dos séculos, descobrem em Cristo novas possibilidades de realização de si e, como ele, tornam-se solidárias com a humanidade pobre e sofrida.

O nosso Instituto surge no final do século XIX em Vidor (Treviso – Itália), com as características próprias das Congregações femininas que surgiram naquele período. Elas se distinguem pela paixão em difundir e testemunhar a fé (também em terra de missão), pelo amor aos pobres e aos doentes, pela dedicação em educar as crianças e os jovens. Este se caracteriza, sobretudo, pelas intuições carismáticas de madre Elisa Andreoli, integradas pelos elementos próprios da Ordem dos Servos de Maria e da assunção da Obra da reparação mariana, nascida da fé e do amor a Nossa Senhora das Dores, de Irmã Maria Dolores Inglese.

No contexto sócio-eclesial do final do século XIX, madre Elisa Andreoli coloca-se sob a proteção de Nossa Senhora das Dores e, com as primeiras companheiras, inicia uma experiência de íntima comunhão e de doação total de si a Cristo e de serviço incondicional aos irmãos. Ela considera o Instituto uma obra de Deus e da Virgem e o quer solidamente ligado à espiritualidade dos Servos de Maria. A agregação à Ordem (1910) ratifica esta vontade, insere a Congregação na tradição servita e considera «nosso» o patrimônio espiritual dos Servos, constituído pelos textos normativos, hagiográficos e Litúrgicos.

Hoje, somos na Igreja uma família religiosa que testemunha o Evangelho em comunhão fraterna, que se coloca a serviço de Deus e da humanidade, que se empenha a reparar o mal com o bem a serviço do Reino, inspirando-se constantemente em Maria, Mãe e Serva do Senhor.

Na formação da serva de Maria reparadora é fundamental orientar a pessoa no seguimento de Jesus Cristo, em uma vida casta, pobre e obediente, com a ajuda materna de Maria, aprendendo com ela o modo de segui-lo radicalmente.

``Em tudo Amar, Servir e Reparar``

Madre Elisa Andreoli

Fale Conosco

Rua da Cascata, 47 – Tijuca

Rio de Janeiro – RJ

Cep 20530-080

(21) 2238 3456

www.congregacaosmr.com.br

contato@congregacaosmr.com.br

Envie-nos uma mensagem

    Insira este código:
    captcha