Educar para a Boa Nova do Evangelho
«O escopo da minha congregação das Servas de Maria Reparadoras: que Jesus seja amado e servido; fazê-lo amar e servir, difundir a reparação»
(Ven. Madre M. Elisa Andreoli).
A solicitude de “educar para a Boa Nova do Evangelho” estimula todos os cristãos a anunciarem o Evangelho para que Jesus, o filho de Deus, seja cada vez mais conhecido e amado. É o legado do Concílio Vaticano II, reavivado pelas Igrejas locais que vivem a urgência do anúncio de Jesus Cristo.
As Servas de Maria Reparadoras expressam este anúncio abrindo comunidades dedicadas ao serviço de pastoral em várias áreas eclesiais acolhendo grupos para aprofundamento sobre oração e formação integral. As comunidades de serviço apostólico estão inseridas nas Igrejas locais, colaboram no campo da formação, da liturgia e da caridade ou pastoral social. As comunidades “de presença”, formadas com Irmãs idosas, tornam-se igualmente um ponto de referência para a comunidade cristã que vê nas religiosas anciãs um testemunho de fidelidade.
Estas comunidades, pequenas pelo número de Irmãs e pela casa onde residem, caracterizam-se pela disponibilidade no serviço da escuta e acolhida das pessoas leigas nos momentos da oração, tornar conhecida a espiritualidade das Servas de Maria Reparadoras caracterizada pelo louvor à Virgem Maria, como presença viva na comunidade e na vida de cada Irmã. O estar entre o povo fortalece a vocação de cada religiosa que, enquanto ela se doa, é também estimulada a buscar sempre o que é essencial no próprio caminho rumo à plenitude do Reino de Deus.