Painel Comemorativo dos 100 anos da presença das Irmãs Servas de Maria Reparadoras no Brasil
1. As imagens deste painel nos convidam a contemplar o carisma, a espiritualidade da Congregação e os cem anos de vida e missão, no Brasil.
2. Das cenas da fundação da Congregação à diversidade de gerações; em Vidor, Itália, onde tudo começou com Madre Elisa Andreoli e as primeiras Irmãs, sustentadas pela Palavra de Deus e iluminadas pela experiência pascal.
3. São cem anos de vida e missão expressos na releitura de Nossa Senhora das Dores (la “Pietá”), inspirada na experiência do seguimento de Jesus Cristo, encarnando nas raízes indígena e africana da realidade brasileira.
4. A imagem de Maria, com traços de mulheres indígenas, lembra-nos a situação dramática em que vivem os povos originários. O Cristo jovem, nos braços ternos da Mãe, remete-nos às tantas Marias que choram seus filhos, ceifados por estruturas injustas.
5. Junto aos pés de Jesus, as cinco Irmãs e a pré-noviça, missionárias que partiram em missão para o Brasil. No caminho, primeira residência das Irmãs em Sena Madureira, escolas, hospitais e outros serviços.
6. Imagens da vivência do Amor Reparador que transforma a realidade: Irmãs solidárias com a dor da humanidade; jovens em torno a um livro aludem à missão das Irmãs na educação; no “coração” de Maria, uma comunidade na mesa da Palavra e da partilha; no caminho da história, onde a reparação se faz urgente, Irmãs de diferentes etnias e culturas tecem relações de amor solidário; lançam sementes de um futuro promissor.
7. Crianças brincam, jovens alegres em movimento, sinais da utopia do Reino, do “já” da história. Há muitos sinais de vida, expressando que a vida vence a morte; a esperança, o compromisso solidário, vence a tristeza e a indiferença.
8. O grande pássaro, símbolo do Espírito Santo, remetem-nos à Trindade Santa que continua iluminando e impulsionando as Irmãs a manter vivo e dinâmico o carisma da Congregação com gratidão, fé e esperança.