Notícias

01 dez

LEVAI EM TODA PARTE A VIVA CARIDADE DE DEUS

“LEVAI EM TODA PARTE A VIVA CARIDADE DE DEUS”

Dia 1º de dezembro, rememoramos o falecimento da Venerável

Madre Elisa Andreoli (1861-1935)


Introdução
Canto de saudação à Virgem Maria
Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Sinal da cruz (cantado): Em nome do Pai …

Dir.:Estamos reunidas em oração neste dia,rememorando o ___ aniversário do nascimento ao céu da venerável Serva de Deus, Madre Maria Elisa Andreoli, fundadora daCongregação das Servas de Maria Reparadoras.
Queremos agradecer ao Senhor por ter-nos doado uma mulher e uma mãe de grande estatura espiritual, marcada pela experiência do amor de Deus, a qual, se entregou inteiramente a Ele e à missão da nascente Congregação.
A fundadora e as primeiras Irmãs responderam aos apelos emergentes do seu tempo, caminharam sustentadas pela Palavra de Deus e iluminadas pela experiência pascal.
Com o coração agradecido louvamos ao Senhor que nos chamou para segui-lo na vida religiosa consagradae a sermos testemunhas do seu amor.
Madre Elisa confiou a Congregação a cada Irmã.Peçamos ao Senhor, que nos sustente nesta missão, para que possamoscontinuar dinamizandoa espiritualidade e o carisma da Congregação.

Oração
Pai, que na Tua providência tudo dispões segundo o Teu desígnio de salvação, guia-nos com Teu Espírito, a fim de que, não apenas com palavras, mas com as obras e com a vida, possamos testemunhar-Tee, assim, construir o Reino de Deus. Por Cristo Nosso Senhor.Amém!

1. “Somente a Deus eu procuro, Jesus Cristo eu amo”.
Escuta da Palavra
L1.Do livro do Deuteronômio (6, 4-7)
“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Portanto, ameao Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma, e com todas as tuas forças. Que estas palavras, que hoje eu lhe ordeno, estejam em teu coração. Tu as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.”
Salmo(18, 1-6)
Eu vos amo, Senhor, és minha força!
O Senhor é o meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador.
Meu Deus é a minha rocha, onde encontro o meu refúgio, meu escudo,
força de minha salvação e minha cidadela.

Invoco o Senhor, digno de todo louvor, e fico livre dos meus inimigos.
Circundavam-me os laços da morte, torrentes devastadoras me atemorizavam,
Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei para meu Deus: do seu templo ele ouviu a minha voz, e o meu clamor em sua presença chegou aos seus ouvidos.

Os caminhos de Deus são perfeitos, a palavra do Senhor é pura.
Ele é o escudo de todos os que nele se refugiam.
Pois quem é Deus senão o Senhor? Quem é o rochedo, senão o nosso Deus?
É Deus quem me cinge de coragem e aplana o meu caminho.

Canto:
Eu vim para escutar, tua palavra, tua palavra,
tua palavra de amor.

Eu gosto de escutar, tua palavra, tua palavra,
tua palavra de amor.

Eu quero entender melhor,tua palavra, tua palavra,
tua palavra de amor.

L 2. Do Evangelho de São João (Jo 15,9-17): “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu pai e permaneço no seu amor. E eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto, e o vosso fruto permaneça.

– Instantes de silêncio.
Canto: Eu Vos dou um Novo Mandamento
Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros,
assim como Eu vos amei, disse o Senhor.

Felizes os puros em seus caminhos, os que andam na lei do Senhor.
Felizes os que guardam os seus preceitos e o procuram de todo o coração.

L 3. Dos escritos de Madre Elisa Andreoli
“Somente Deus é capaz de preencher o meu coração”. “Não tenho outro desejo que o de amar-vos, com toda a minha mente, todo o coração, toda minha vontade. ”“A mim basta que Ele seja glorificadonestas minhastribulações”. “Quero tornar-me santa do jeito que Jesus deseja ”. “O meu homem é somente Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, que habita no SS.mo Sacramento. Somente ele me basta”. “ Tudo perdoo, intercedo por aqueles que nos caluniam”; “…lembrando que Jesus perdoou aos que o crucificaram… perdoo totalmente cada ofensa”.

Todas: Madre Elisa Andreoli deixou-se atrair pelo amor do Senhor e reconheceu a sua bondade infinita. Senhor Jesus, concede também a nós, seguir-te com amor ardente e vivernossa vocação na fidelidade.
Canto:
Me chamaste para caminhar na vida contigo.
Decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás.
Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma,
É difícil agora viver sem lembrar-me de ti.

Te amarei, Senhor, te amarei, Senhor.
Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti (te amarei)
Te amarei Senhor, te amarei Senhor,
Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti.

2. “Minhas filhas queridas, quanto sou grata e quanto as amo. ”
L 4. Dos escritos de Madre Elisa Andreoli
“Alguém me pergunta porquetenho dois anéis de ouro, um à direita e um à esquerda nos anulares. Respondo: O da esquerda me uno ao Esposo Jesus; fitando-o me afervoro no amor servindo-o; o da direita uno-me à comunidade que me foi confiada pelo esposo; nas aflições, nos desânimos, o contemplo, o beijo, me sinto confirmada.
Por que de ouro? Porque o meu amor aJesus Esposo e à comunidade Filha, deve ser fervoroso, puro, resplendente, total sem mancha, cheio de amor, de sacrifício”. Meu Deus, bondade infinita, estreita-nos ao Coração de Maria a fim de que todas possamos um dia encontrar-nos no céu”.
“Minhas caríssimas filhas missionárias em Sena Madureira, eu peço sempre a Deus por vocês. Tenham a certeza de que, quanto mais distantes, mais as penso e as trago no coração… minhas queridas filhas distantes, vos amo muito, muito”.

– Instantes de silêncio.
Todas: Madre Elisa amou suas filhas espirituais com terno amor, com cuidados e decisões iluminadas. Senhor Jesus, torna-nos abertas aos Teus ensinamentos, com docilidade, fé e confiança.
Canto:
Vós sois meu pastor, ó Senhor: nada me faltará se me conduzis.
1. Em verdes pastagens feliz eu descansei, em vossas águas puras eu me desalterei.
2. No vale das sombras o mal é vão temer. Se vos tenho ao meu lado, por que desfalecer?
3. Pusestes minha mesa para o festim real. Ungistes-me a cabeça com óleo divinal.
3. “Entre vós reine aquela caridade que faz de muitos corações,
um só coração e tornamais leve a vida”
L 5. Dos escritos de Madre Elisa Andreoli
“Considerem-se todas como irmãs; e como tais amem-se, entendam-se e ajudem-se mutuamente: mostrem com os fatos que o vínculo da caridade pode fazer de muitas, um só coração”. “Rezo para que em vós esteja sempre viva a caridade, amando-vos sem parcialidade, ajudando-vos mutuamente, tendo compaixão das fraquezas, sem desprezar o trabalho da outra, desculpandoseus erros, sem acusações fraternas. Se assim procederem, a vossa comunidade será um céu”. Desejo-te que o divino Esposo te mantenha sempre acesa a lâmpada da caridade, até que na hora da morte te acolha no céu e te conceda o prêmio das virgens sábias e prudentes”. Viva e morra de amor por Jesus crucificado e por Maria Santíssima das Dores. Tudo o resto é nada”.
– Instantes de silêncio.
Todas: A vida de Madre Elisa nos ensina que “a humildade é a mãe da caridade”. Senhor Jesus, conceda também a nós o teu Santo Espírito, afim de deixar-nos purificar de todo egoísmo e inveja, para vivermos no amor e na caridade recíproca.

Mantra(cantado)
Onde reina o amor, fraterno amor.
Onde reina o amor, Deus aí está.

Todas:A vida de Madre Elisa estava toda orientada para “amar, servir e reparar”. Senhor Jesus, concede também a nós, a alegria de amar, servir e de doar-nos para que a missão se torne fecunda e tenhamos um olhar atento, sobretudo, com os mais sofredores.

Preces da Comunidade
Dir.: Rezemos em comunhão com todas as Irmãs da Congregação e invoquemos a bênção do Senhor, a intercessão de Maria, para que possamos retomar o caminho com novo impulso e novo olhar.
1. Que o Senhor continue sustentando e fortalecendo nossa família religiosa, para que sejamos abertas as urgências da história e as necessidades de tantos irmãos, sobretudo, dos mais empobrecidos, rezemos ao Senhor.

Senhor, atendei a nossa prece.
2. Para que possamos discernir sempre mais, quais as “periferias do mundo” atual e o compromisso como Congregação, rezemos ao Senhor.

3. “A messe é grande, mas os operários são poucos”. Para que surjam novas vocações, e que o Senhor continue suscitando, no coração de muitas jovens, o desejo de abraçar a Vida Religiosa Consagrada SMR, rezemos aos Senhor.

– Outros pedidos espontâneos ….
Todas: fecundadas por experiências passadas, que souberam transmitir os valores evangélicos e humanos, seguimos fiéis ao legado de Madre Elisa, atualizando e dinamizando o carisma diante das exigências atuais, estando aos “pés das infinitas cruzes” da humanidade, nos mais diversos contextos, como “Igreja em saída. ”

Pai Nosso…
Oração à Venerável Madre Elisa Andreoli
Senhor, nosso Deus, que chamaste Elisa Andreoli, mulher de fé e de coragem que, aberta ao Espírito Santo e buscando inspiração em Maria, respondeu generosamente ao teu projeto de amor, digna-te de glorificá-la sobre esta terra.
Peço, por intercessão desta tua serva fiel, a saúde e a paz, por mim e por minha família, e que possa alcançar a graça que confiante te peço: (pedido).
Agradeço-te por este dom de tua bondade e te peço que, a exemplo desta tua serva fiel, possa amar, servir teu projeto de amor por todas as criaturas e colaborar na construção de um mundo mais humano e solidário.
Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Canto: Salve Rainha
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura,
esperança nossa salve. Salve Rainha! (bis)

A ti recorremos filhas degredados de Eva.
A ti suspiramos chorando neste vale de lágrimas.
Tu que és nossa Mãe, volve a nós teu olhar.
Mostra depois deste exílio, o fruto do teu ventre, Jesus!
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, ó clemente,
ó pia, ó doce Virgem Maria.
Salve Rainha! Salve Rainha! Salve! Salve!

 

Celebração adaptada do roteiro das Irmãs:
Maria GraziaComparini e
M. Cristina Caracciolo
Rovigo – Centro Mariano (2020)

Comunidade Elisa Andreoli – Florianópolis/SC, 2021

Publicações

Deixe um Comentário