





ROSÁRIO
80 ANOS DE TRADIÇÃO E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO!
(1945 – 2025)
Com o objetivo de ampliar as atividades educativas das Servas de Maria Reparadoras no Brasil, a Congregação, em 1944, adquiriu um terreno na Avenida Cesário de Mello, 1512 (atualmente, 3.670), em Campo Grande, RJ, para a construção do atual Colégio Nossa Senhora do Rosário.
Em outubro desse mesmo ano, iniciou-se a construção do Colégio, e Madre Flávia Andretta (italiana) foi designada para supervisionar a construção da nova obra, além de assumir a função de primeira diretora da instituição, que iniciaria as suas atividades com expressivo número de alunos da 1ª à 3ª série do curso primário.
As atividades educativas iniciaram em 1º de março de 1945. A escola recebeu o nome de Instituto Nossa Senhora do Rosário, registrado na Secretaria Geral de Educação e Cultura (MEC) em 16 de março desse ano.
A primeira comunidade foi composta com as seguintes Irmãs: Flávia Andretta, Ester Bressan, Quintilia Traina, Emília Firmino da Silva, Gabriela Soares e Josefina Cardoso. Além da atividade educativa, o Colégio, a partir de 1947, manteve também um semi-internato feminino, no qual as alunas ficavam sob os cuidados de Madre Evangelista Simonato, e também um orfanato de meninas da Legião Brasileira de Assistência (LBA), extinta em 1962. No ano posterior, precisamente em 15 de fevereiro de 1948, as Irmãs inauguram a primeira parte do atual Colégio Nossa Senhora do Rosário (CNSR), com Missa inaugural, celebrada pelo Padre Maria da Rosa. Nesse ano, em 4 de agosto, foi inaugurada também a capela da nova Escola.
A partir de então, o Instituto foi registrado no Ministério de Educação e Cultura (MEC), denominando-se definitivamente como Colégio Nossa Senhora do Rosário, em homenagem a Maria, Mãe de Jesus, e à Madre Rosária Vettorato, Regional das Irmãs SMR no Brasil.
No dia 28 de fevereiro de 1953 foi aprovado o funcionamento do Curso Ginasial feminino por meio da portaria nº 92 do MEC, passando a denominar-se Ginásio Nossa Senhora do Rosário. A partir de então, o Colégio teve como diretor o senhor Dr. Jair Tavares de Oliveira, que atuou até o ano de 1970, data em que Irmã Firmina Pessoa Vieira assumiu a direção do Colégio.
Em 1956, foi fundado o curso Jardim de Infância, e em 1° de julho de 1965, o Colégio recebeu autorização para a implantação do Ensino Médio, que já funcionava condicionalmente desde o ano anterior. Tal ato foi ratificado pela Portaria nº 176, de julho de 1965, do Ministério de Educação e Cultura, passando, assim, a funcionar o Segundo Grau (Ensino Médio), com matrículas para o gênero feminino e masculino, cujo objetivo consistia em formar integralmente os discentes.
No Colégio, entre as décadas de 1970 e 1980, atendendo às necessidades de se adaptar às novas exigências da Lei Educacional, foram criados cursos profissionalizantes de Patologia Clínica e Secretariado.
Em suma, o começo de 1990 marcou a opção por uma educação libertadora, que valoriza a vida e o ser humano na sua integralidade, inspirando-se na Pedagogia de Jesus, o Mestre por excelência,. Por meio dessa concepção, o Colégio sempre buscou colaborar com a formação de sujeitos éticos, solidários e com valores cristãos.
O Colégio Nossa Senhora do Rosário é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, permanece sob a administração da Congregação das Servas de Maria Reparadoras, sendo, no Brasil, o Colégio mais antigo da Congregação.
No ano de 2025 celebra-se 80 anos de Missão Educativa, em que as Irmãs e colaboradores continuam a missão de educar, inspirados pelo ideal e Carisma da fundadora da Congregação, Madre Elisa Andreoli, no empenho de “em tudo amar, servir e reparar”.
Atualmente, o Colégio atende alunos de Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio, pois, como instituição integrada à Rede de Educação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras, procura responder às demandas do nosso tempo, acolhendo os apelos que brotam da Igreja e da sociedade, com a missão de cuidar da Casa Comum e da sustentabilidade do planeta.
Ao longo de sua história, as Irmãs Servas de Maria Reparadoras sempre estiveram atentas aos sinais dos tempos, dialogando com as diferentes culturas e mudanças, para evangelizar e promover a pessoa humana em uma dinâmica de inculturar o Carisma nas diversas realidades em que atuam.
Nesse contexto de Missão, a Rede de Educação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras fundamenta-se para evangelizar por meio da educação integral e, dessa forma, promover uma sociedade mais humana, justa e solidária.
Histórico: Elisa Andreoli nasceu em Agugliaro,...
80 anos de tradição e excelência...
É com alegria que nos...
O Instituto das Servas de...
Oração da CF 2025 Ó...
Nós somos Servas de Maria Reparadoras, também conhecidas como Reparadoras, fundada por Elisa Andreoli em 1900 no norte da Itália. Nestes 118 anos de história, somos identificadas pelo forte vínculo da vivência do Evangelho através da Comunhão de vida em Comunidade, do Serviço, da Reparação e da Inspiração constante em Maria Mãe e Serva do Senhor.