Notícias

24 mar

HISTÓRICO DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

ROSÁRIO 

80 ANOS DE TRADIÇÃO E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO!

(1945 – 2025)

Com o objetivo de ampliar as atividades educativas das Servas de Maria Reparadoras no Brasil, a Congregação, em 1944, adquiriu um terreno  na Avenida Cesário de Mello, 1512 (atualmente, 3.670), em Campo Grande, RJ, para a construção do atual Colégio Nossa Senhora do Rosário.

Em outubro desse mesmo ano, iniciou-se a construção do Colégio, e Madre Flávia Andretta (italiana) foi designada para supervisionar a construção da nova obra, além de assumir a função de primeira diretora da instituição, que iniciaria as suas atividades com expressivo número de alunos da  1ª à 3ª série do curso primário. 

As atividades educativas  iniciaram em 1º de março de 1945. A escola recebeu o nome de Instituto Nossa Senhora do Rosário, registrado na Secretaria Geral de Educação e Cultura (MEC) em 16 de março desse ano.

A primeira comunidade foi composta com as seguintes Irmãs: Flávia Andretta, Ester Bressan, Quintilia Traina, Emília Firmino da Silva, Gabriela Soares e Josefina Cardoso. Além da atividade educativa, o Colégio, a partir de 1947, manteve também um semi-internato feminino, no qual as alunas ficavam sob os cuidados de Madre Evangelista Simonato, e também um orfanato de meninas da Legião Brasileira de Assistência (LBA), extinta em 1962. No ano posterior, precisamente em 15 de fevereiro de 1948, as Irmãs inauguram a primeira parte do atual Colégio Nossa Senhora do Rosário (CNSR), com Missa inaugural, celebrada pelo Padre Maria da Rosa. Nesse ano, em 4 de agosto, foi inaugurada também a capela da nova Escola.

A partir de então, o Instituto foi registrado no Ministério de Educação e Cultura (MEC), denominando-se definitivamente como Colégio Nossa Senhora do Rosário, em homenagem a Maria, Mãe de Jesus, e à Madre Rosária Vettorato, Regional das Irmãs SMR no Brasil.

No dia 28 de fevereiro de 1953 foi aprovado o funcionamento do Curso Ginasial feminino por meio da portaria nº 92 do MEC, passando a denominar-se Ginásio Nossa Senhora do Rosário. A partir de então, o Colégio teve como diretor o senhor Dr. Jair Tavares de Oliveira, que atuou até o ano de 1970, data em que Irmã Firmina Pessoa Vieira assumiu a direção do Colégio.

Em 1956, foi fundado o curso Jardim de Infância, e em 1° de julho de 1965, o Colégio recebeu autorização para a implantação do Ensino Médio, que já funcionava condicionalmente desde o ano anterior. Tal ato foi ratificado pela Portaria nº 176, de julho de 1965, do Ministério de Educação e Cultura, passando, assim, a funcionar o Segundo Grau (Ensino Médio), com matrículas para o gênero feminino e masculino, cujo objetivo consistia em formar integralmente os discentes.

No Colégio, entre as décadas de 1970 e 1980, atendendo às necessidades de se adaptar às novas exigências da Lei Educacional, foram criados cursos profissionalizantes de Patologia Clínica e Secretariado.

Em suma, o começo de 1990 marcou a opção por uma educação libertadora, que valoriza a vida e o ser humano na sua integralidade,  inspirando-se na Pedagogia de Jesus, o Mestre por excelência,. Por meio dessa concepção, o Colégio sempre buscou colaborar com a formação de sujeitos éticos, solidários e com valores cristãos. 

O Colégio Nossa Senhora do Rosário é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, permanece sob a administração da Congregação das Servas de Maria Reparadoras, sendo, no Brasil, o Colégio mais antigo da Congregação. 

No ano de 2025 celebra-se 80 anos de Missão Educativa, em que as Irmãs e colaboradores continuam a missão de educar, inspirados pelo ideal e Carisma da fundadora da Congregação, Madre Elisa Andreoli, no empenho de “em tudo amar, servir e reparar”.

Atualmente, o Colégio atende alunos de Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio, pois, como instituição integrada à Rede de Educação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras, procura responder às demandas do nosso tempo, acolhendo os apelos que brotam da Igreja e da sociedade, com a missão de cuidar da Casa Comum e da sustentabilidade do planeta. 

Ao longo de sua história, as Irmãs Servas de Maria Reparadoras sempre estiveram atentas aos sinais dos tempos, dialogando com as diferentes culturas e mudanças, para evangelizar e promover a pessoa humana em uma dinâmica de inculturar o Carisma nas diversas realidades em que atuam. 

Nesse contexto de Missão, a Rede de Educação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras fundamenta-se para evangelizar por meio da educação integral e, dessa forma, promover uma sociedade mais humana, justa e solidária.

Publicações

Deixe um Comentário