Com Maria partícipes do Mistério Pascal
Alguns aspectos do Rito de Admissão para a Associação “Nossa Senhora das Dores”.
“A formação dos/as fiéis leigos/as tem como objetivo fundamental a descoberta cada vez mais clara da própria vocação e a disponibilidade cada vez maior para vivê-la no cumprimento da própria missão” (Exortação Apostólica de João Paulo II, Christifideleslaici, n. 58).
Desde o Batismo estamos a caminho como discípulos e discípulas de Jesus Cristo, nosso Mestre, que nos indica caminhos novos: descobrindo sempre mais quem Ele é, encontramos também a Sua a nossa Mãe. Não aprendemos somente a amá-la, mas a acolhemos em nossa vida conforme o testamento de Jesus na Cruz.
Os Itinerários formativos para o Ato de Empenho na Associação “Nossa Senhora das Dores” têm esta finalidade e conduzem o candidato ou candidata a preparar-se para este momento que é realizado no contexto de uma Liturgia da Palavra, de uma Celebração própria da Ordem dos Servos de Maria ou da Congregação, segundo o “Rito de Admissão” previsto pelo Estatuto (cf. Art. 10).
O Rito compreende quatro momentos: o Diálogo entre o/a Responsável territorial que o preside e as pessoas que farão o Ato de Empenho; a Fórmula do Ato de Empenho; a Entrega da imagem de Nossa Senhora das Dores de Rovigo; a Oração de intercessão. Segue a Oração conclusiva e, segundo a tradição das Servas de Maria Reparadoras, conclui-se a celebração fazendo uma homenagem à Virgem Maria.
Durante o Rito, após a pergunta do Responsável: “Vocês conhecem os compromissos que irão assumir, fazendo parte da Associação?”. Os candidatos/as respondem com uma Fórmula muito significativa:
Queremos viver intensamente os empenhos do Batismo e, na nossa condição familiar e social, compartilhar o Carisma das Irmãs Servas de Maria Reparadoras.
Portanto, segundo o Estatuto da Associação “Nossa Senhora das Dores” nos empenhamos: a unir-nos à oferta de Jesus redentor quando participamos da Eucaristia; manifestar a nossa piedade para com a Mãe de Deus e testemunhar os valores evangélicos por ela representados; servir com solicitude e humildade os irmãos e irmãs que vivem no sofrimento e no desconforto; cultivar relações de fraternidade e de comunhão entre os Associados, na Congregação e nos ambientes da vida cotidiana.
O valor cristológico que o Rito manifesta é expresso claramente através do convite para unir-se à oferta de Jesus redentor quando o Associado e Associada participa da Eucaristia. Jesus é o único Reparador e nós, estamos a seu serviço, com Maria, a primeira discípula, irmã na fé, Mãe de todos/as porque associada ao mistério da Páscoa do Senhor.
Após a Fórmula do Ato de Empenho, o Associado/a Responsável territorial que preside este momento, entrega a imagem de Nossa Senhora das Dores, a Coroa e um Livro de Orações marianas (por exemplo,A Família das Servas de Maria Reparadoras em Oração), como sinal de pertença à Família Servita.
Pode-se notar que a Fórmula do Ato de Empenho, desde as primeiras expressões, e a Entrega da Imagem de Nossa Senhora das Dores, da Coroa e do Livro de Orações manifestam a relação da Associação com a espiritualidade da Congregação e a ligação com o Santuário “Nossa Senhora das Dores” de Rovigo, cuja Imagem prodigiosa é, desde as origens, inspiradora da Associação.
A piedade para com a Mãe do Senhor, além de exprimir-se com formas cultuais, explicita-se com a diaconia, ou seja, com o serviço da caridade e da misericórdia, para estar com Maria aos pés das infinitas cruzes, para levar-lhes conforto e esperança.
Os Associados e Associadas, comprometem-se em assumir no cotidiano as atitudes evangélicas pronunciadas no Rito do Ato de Empenho, vivendo como pessoas cristãs na Igreja e no mundo com um estilo mariano. Colocam-se, então, a serviço do Reino de Deus com solicitude, porque justiça e paz se abraçam (Sl85,11). Cada um/a, com o olhar fixo em Maria Mãe da Misericórdia, empenha-se para fazer-se presença compassiva em favor da vida, a exemplo da Serva da reconciliação.
Irmã Maria GraziaComparinismr
Centro Mariano, Rovigo – Itália
(cf. SMR, Revista Riparazione Mariana, 1-2016, p.25).
Grupos da Associação Nossa Senhora das Dores
«Maria Santíssima está repleta da bondade de Deus, que a escolheu para derramar sobre esta terra tesouros da sua infinita misericórdia.»
Conselho Territorial Dinamizar a partir da Vida
Responsável: Maurício de Andrade Silva ANSD
Secretária: Leonora Coutinho de Figueiredo ANSD
Ecônomo: Edson Jorge Nagib ANSD
Irmã Assistente: Ir. Mª Monica Gomes Coutinho SMR
E-mail: ansddinamizar.vida@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100009860021026
Grupo Maria Mãe da Graça – Campo Grande – Rio de Janeiro, RJ.
Fundação: 15 de setembro de 1993
Responsável: Márcio Pereira do Couto
Endereço: Estrada da Cachamorra, 133 Casa 131
Condomínio Goldem
CEP 23040-150 Campo Grande – Rio de Janeiro, RJ
Quantidade de Associados: 20
Grupo Olhar misericordioso de Maria – Santa Margarida – Rio de Janeiro, RJ
Fundação: 01 de maio de 1999
Responsável: Regina Celia Alves Araújo
Endereço: Estada de Paciência, 1473
Condomínio Vale Verde Rua A, 151, CEP 23580-250 Cosmos – Campo Grande – Rio de Janeiro, RJ.
Quantidade de Associados/as: 15.
Grupo Maria Discípula da Palavra – Belo Horizonte, MG.
Fundação: 05 de dezembro de 1998.
Responsável: Ana Lúcia Horta Lobão
Endereço: Rua Érico Veríssimo, 2.647 Aptº 303 Bairro Santa Monica
CEP 31525-365 Belo Horizonte, MG
Quantidade de Associados: 30
Grupo Nossa Senhora da Assunção – Caculé, BA.
Fundação: 15 de Agosto de 2006.
Responsável: Lucidalva Rodrigues M. Mendes
Endereço: Rua Lagoa das Pedras, 112
Bairro São Cristóvão
CEP 46300-000 Caculé, BA
Quantidade de Associados: 30
Grupo Nossa Senhora de Guadalupe – Capinzal, SC
Fundação: 12 de Dezembro de 2000.
Responsável: Leunilda Teresinha de Araujo
Endereço: Rua Grito do Ipiranga – Bairro Nossa Senhora dos Navegantes
CEP 89663-000 Capinzal, SC
Quantidade de Associados: 26
Grupo Nossa Senhora da Luz – Curitiba, PR
Fundação: 01 de dezembro de 2009.
Responsável: Lúcia OldoniTamiozzo
Endereço: Rua Dom Manuel da Silveira Delboux, 516
CEP 82800-160 Tarumã Curitiba PR
Quantidade de Associados: 15
Grupo Nossa Senhora da Visitação – Florianópolis, SC.
Fundação: 25 de Maio de 1998.
Responsável: Edson Nagib Jorge
Endereço: Rua Catarina Meira dos Santos, 453
CEP 88117-710 São José Florianópolis, SC
Quantidade de Associados: 19