Encontro de Educação das Servas de Maria Reparadoras: Construindo um caminho Educativo em Rede
No dia 14 de setembro de 2019, as Irmãs Servas de Maria Reparadoras (SMR) das Províncias: “Nossa Senhora Aparecida”, com Sede no Rio de Janeiro e “Nossa Senhora de Guadalupe”, com Sede em Rio Branco, Acre realizaram no Centro de Espiritualidade, em Campo Grande/RJ, um Evento com a participação de Irmãs, Diretoras geral, Administrativa e Pedagógica, Serviço Social e Pastoral Escolar, para refletir e debater a Educação em Rede, no contexto do Século XXI e especificamente Latino-americano.
O Evento contou com um grupo 25 educadores/as, entre eles/as, Irmãs e profissionais leigos do “Colégio Elisa Andreoli” (CEA) de Barreiros – São José da grande Florianópolis – Santa Catarina; “Colégio Nossa Senhora do Rosário” (CNSR) e Educação Infantil – Recanto – “Mãe da Esperança” e Centro de Espiritualidade – em Campo Grande – Rio de Janeiro; Colégio Imaculada Conceição (CIC) e Instituto São José de Rio Branco – Acre que atuam nas Unidades Educativas das Províncias latino-americanas. As Irmãs: Marlene Matos representou o “Colégio Fe y Alegria Madre Elisa Andreoli” – Peru, que atende uma média de 800 alunos, com Projetos; e Soledad Della Rosa, trabalha com Pastoral escolar na Argentina. Todas as Unidades Educativas estavam bem representadas que possibilitou estabelecer quatro pilares (Administrativo, Pedagógico, Serviço Social e Pastoral) possíveis de sustentação da estrutura referente ao grande Projeto Educativo de Escolas SMR em Rede.
O Assessor – Pe. Dr. Prof. Rogério Ferraz de Andrade – especialista em gestão estratégica, formação de Equipes de alto desempenho, posicionamento de marca, entre outros aspectos motivacionais, abordou o assunto de forma clara, objetiva, superando as expectativas do grupo. Ele possui mega currículo formativo e tem grande domínio de gestão de pessoas, pedagógico-administrativo, conhecimento teórico e prático… é uma pessoa proativa com grande espírito de empreendedorismo. Sabe o que faz, como faz e como se deve fazer para o sucesso na gestão em rede.
Novos cenários sociais exigem a construção de novos alicerces educacionais. Isto é, exige a edificação de um novo modelo de gestão e um novo jeito de ver e pensar, de ser e de educar. Juntos somos mais fortes e podemos realizar melhor, a missão de evangelizar, de semear o amor, ensinar a descobrir o segredo, o sentido de viver e de ser feliz.
O mistério da existência humana consiste não só em viver, mas encontrar um motivo para viver, dando sentido ao fazer. A felicidade é uma consequência daquilo que cultivamos e vivenciamos, no dia a dia de nossas vidas… É missão nossa educar para além dos conhecimentos teóricos e práticos… educar para o autoconhecimento de si mesmo e do “EU” mais profundo, (mundo interior), da relação humana e transcendental. Eis o grupo que se abraça preparando o voo da decolagem, em rede. (Ir. Delia)
Após o encerramento do encontro e Equipe se reuniu para avaliar o evento realizado. Constatou-se que, o encontro foi muito bom, se pode avançar em termos de entendimento sobre em que consiste um Projeto em rede.
Confira as fotos: Encontro de Educação das Servas de Maria Reparadoras