Cultura Vocacional
Em Lages, SC, aconteceu um encontro formativo da coordenação da CRB Regional, com a participação dos Priores gerais, provinciais e coordenadores de núcleos do Estado de Santa Catarina.
O encontro ocorreu no dia 09 de março, às 8h e foi concluído dia 10, com o almoço às 11h30min. Como representantes do Núcleo da Diocese de Joaçaba, participaram a Irmã Adelaide Frigo e o Irmão Otalívio, dos Maristas de Joaçaba. Durante o sábado refletiu-se sobre a CULTURA VOCACIONAL, sob a assessoria da Irmã Sirlei Cordeiro – IDP.
‘Somos chamados a levar a todos o abraço de Deus que se inclina com ternura de mãe sobre todos nós.”
A cultura vocacional, por quê?
· É experiência de vida;
· Dá sentido à vida;
· Vai além do trabalho vocacional;
· Abrange todo o serviço;
· “Viver a vida como vocação: a vida toda e toda a vida”.
A Irmã Sirlei foi explicando cada termo: Cultura vocacional como:
Padrão, Cultural; Subcultura; Aculturação; Contra-cultura; Vocação; Vocação Cristã; Passos da vocação; Valores vocacionais; Crise Vocacional etc.
Em relação ao Desafio Vocacional, assim expressou: “Somente quem leva a sério a sua própria formação pode fazer animação vocacional, porque somente quem responde a cada dia ao chamado, pode também propô-lo como algo vivo, viçoso, novo, jovial”. Neste sentido, toda a comunidade é promotora vocacional.
A reflexão destes dias ajudou aos participantes a reavivarem a consciência de que a Cultura Vocacional deve ser motivada por todas as religiosas e religiosos.
No Domingo, tratou-se da programação dos 50 anos jubilares da CRB em Santa Catarina e outros temas da Programação deste ano, e da Assembleia Geral de Julho em Brasília, inclusive com indicações de nomes para a nova Diretoria.
Foi um momento de reflexão, oração e convivência fraterna, de encontro dos Núcleos que representam a Vida Religiosa Consagrada de Santa Catarina.
Irmã Adelaide Frigo