SEGUIR JESUS CRISTO COMO SERVAS DE MARIA REPARADORAS
Seguir Jesus Cristo significa viver a Espiritualidade cristã, seguir seus passos, prosseguir sua missão, concretizar seu modo de vida.
Seguir Jesus Cristo como Servas de Maria Reparadoras (SMR), significa conhecer o Carisma, o “rosto”, ou dimensão de Jesus que, como Família religiosa, somos chamadas a viver e testemunhar dando sentido à nossa vida consagrada a Deus para servir os irmãos e irmãs.
Carisma
O termo Carisma é um vocábulo procedente da raiz grega (char) que se refere à graça divina, dom de Deus para cada um de seus filhos e filhas (dons pessoais).
Carisma dos fundadores e fundadoras
A expressão “carisma dos fundadores/as” designa aquele dom do Espírito oferecido por Deus a fundadores/as infundindo neles determinadas capacidades que os fazem aptos para dar, ao longo da história, luz a novas Comunidades de Vida Consagrada na Igreja, em resposta a exigências da sociedade (dom de Deus para ser vivido em comunidade).
Carisma, dom de Deus, a Madre Elisa Andreoli:
SERVAS DE MARIA REPARADORAS
Discípulas de Jesus Cristo
Inspirando-se em Santa Maria
vivendo em comunhão
no serviço à vida
e na generosa reparação
A espiritualidade cristã e a espiritualidade de uma Família religiosa é aberta à ação da Trindade, ou seja, do Pai, do Filho e Espírito Santo. Ela enriquece a Igreja e o mundo com seus dons (1Cor 12), “para o bem comum”. Uma espiritualidade não existe para si mesma.
A espiritualidade expressa na Arte
A Pérola
A Pérola simboliza o dom de Deus concedido a Madre Elisa Andreoli, fundadora das Irmãs Servas de Maria Reparadoras. Madre Elisa não guarda o dom recebido para ela mesma, mas entrega-o a todas as Irmãs.
Cruz luminosa. A Pérola está no centro de uma cruz luminosa, é dom de Jesus Cristo Ressuscitado. Ela atrai e dinamiza. As Irmãs seguram a Pérola, não estáticas, mas numa atitude de louvor e com todo o seu ser em movimento.
Jesus Cristo, Pérola preciosa. O centro de nossas vidas é Jesus Cristo, a Pérola preciosa. Seu Espírito gera comunhão entre as Irmãs de diferentes culturas. Nas cinco Irmãs, estão representados os Continentes.
Viver a espiritualidade significa experimentar e anunciar o que Deus é. Significa seguir Jesus Cristo que nos revela o Amor e a misericórdia de Deus Pai.
Contemplemos o “rosto” de Jesus Cristo que as Servas de Maria Reparadoras são chamadas a viver mais intensamente:
Jesus Cristo, o Filho Amado
Jesus se relaciona constantemente com o Pai, ele adere às moções do Espírito Santo ao longo de toda a sua vida, ele assume incondicionalmente o Projeto de amor de Deus Pai em favor dos filhos e filhas de Deus dispersos.
Então, o seguimento de Jesus Cristo da SMR supõe, ou melhor, exige a comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo. É esta comunhão que gera amor, doação, misericórdia, dá sentido ao nosso viver em comunidade, a exemplo das Primeiras Comunidades cristãs testemunhadas nos Atos dos Apóstolos.
Quem experimenta ser amada, ama!
Jesus Servidor, Jesus Servo
Somos chamadas a seguir Jesus Cristo que “veio para servir e dar a própria vida em resgate de muitos”.
Este elemento do nosso carisma exige uma atitude de fé, e um serviço concreto. Trata-se de colocar-se interiormente na dimensão do ser, antes que o fazer. É uma condição que se une com a humildade e a acolhida ativa da iniciativa de Deus na própria vida. É a dimensão da disponibilidade que coloca nossa vida em movimento, na dinâmica do amor-serviço vivido intensamente por Jesus.
A dedicação a Santa Maria, Mãe e Serva do Senhor
A exemplo de Maria, Mãe e Serva do Senhor, as Servas de Maria Reparadoras empenham-se em viver na escuta atenta da Palavra de Deus, a ouvir os seus apelos na própria vida, na história dos irmãos e irmãs, nos acontecimentos do nosso tempo. Madre Elisa sempre viu e se inspirou em Maria, a mulher de fé e colaboradora na obra redentora do Filho, Jesus.
A Reparação. Reparar o mal com o bem
Da contemplação de Maria, Mãe de Jesus ao pé da Cruz, nasce a dimensão reparadora das SMR. Como Jesus, Maria padece o sofrimento do ser humano, nos incentiva a viver aos pés de cada cruz. A reparação é constituída pelo evento pascal de morte e ressurreição de Jesus que se renova no mistério sempre novo na vida de cada irmão e irmã.
“No nosso empenho de serviço e de reparação, a figura de Maria aos pés da cruz seja nossa imagem condutora. Visto que o Filho do homem está ainda crucificado nos seus irmãos e irmãs, nós, as Servas da Mãe, queremos estar com ela aos pés das infinitas cruzes, para levar-lhes conforto e cooperação redentora”.
O Carisma e Espiritualidade SMR explicitado na Arte
A Palavra de Deus
Na Palavra de Deus está a origem e o fundamento de nossa vida e de nosso Carisma. Desta Palavra brota a Família Servita simbolizada pela Videira, a Ordem dos Servos de Maria. A Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras é um ramo nesta Videira, dinamizada pelo Amor de Deus.
Maria
Maria, com uma mão, é presença ativa e solidária nos caminhos dos pobres. Com a outra mão, aponta-nos a Trindade, meta luminosa que penetra a dá sentido à obscuridade da história.
Assim, também as Servas de Maria Reparadoras empenham-se na vivência da solidariedade e no compromisso com a justiça; cultivam a dimensão contemplativa, simbolizada pela Irmã que carrega a lâmpada acesa. A oração brota da Palavra de Deus na vida e da vida sustentada e iluminada pela Palavra de Deus.
A Santíssima Trindade
No alto, aparece a Trindade, o Pai entrega o Filho ao mundo, o Filho está entre as mãos do Pai e imerso no mundo, o Espírito Santo envolve e dinamiza toda a realidade criada.
As Servas de Maria Reparadoras, inspiradas em Santa Maria, abrem-se ao Amor Trinitário na escuta da Palavra de Deus e no empenho de serviço à vida.
O “rosto” de Jesus Cristo
que as Servas de Maria Reparadoras são chamadas a seguir
Jesus Cristo, o Filho Amado
O Filho que se relaciona constantemente com o Pai, que adere às indicações do Espírito ao longo de toda sua vida. Ele ama o próximo até o fim (Jo 17, 20-25).
O Amor-Comunhão, dom do Pai, do Filho e do Espírito Santo, nos une como irmãs na fé, na vida em comunidade, e abre-nos ao amor do próximo (Atos 2,42-47; 32-35.
Jesus “Servidor”
Somos chamadas a seguir Jesus Cristo, que “veio para servir e dar a própria vida em resgate de muitos” (Mc 10,43-45; Jo13,1-20).
A profecia sobre “Jesus Servo”: O Primeiro cântico do “Servo do Senhor” (Is42,1-4).
Somos servas seguindo o exemplo de Jesus Cristo que, segundo a vontade do Pai, assumiu a condição de servo, fez o bem a todos indicando no serviço um caminho para as bem-aventuranças (Mt5,1-11).
A inspiração constante em Santa Maria, Mãe e Serva do Senhor (Lc 1,38.48).
Em comunhão com a Igreja, honramos Nossa Senhora com particulares atos de veneração, contemplando-a na totalidade do seu mistério, da Anunciação à Cruz, de Pentecostes à gloriosa Assunção (Liturgia e espiritualidade da Congregação).
A Reparação
Vivemos a Reparação mariana como empenho constante para cooperar, segundo o desígnio de Deus, na obra da redenção-reconciliação realizada por Jesus Cristo, à qual Maria foi profundamente associada. Com a oração e gestos de misericórdia, promovendo o bem, vencemos o mal e as consequências do pecado, favorecemos o advento do Reino e a unidade dos filhos e filhas de Deus dispersos (Rm 12, 17-21; Jo 11,45-52).
“Da participação da Mãe à missão redentora do Filho, Servo sofredor e glorioso de Yhwh, aprendemos a transformar toda a vida em oblação de amor redentor e a inclinar-nos com ternura e compaixão sobre quem sofre”.
Amar, Servir, Reparar
O fundamento da Espiritualidade das Servas de Maria Reparadoras (SMR) é o seguimento a Cristo Servo. Como toda espiritualidade cristã, está centrada na Pessoa e na Palavra de Jesus; nasce de uma experiência pessoal de Deus, trazendo para a vida da Igreja um novo estilo de vida e de serviço.
O Espírito que inspirou os Sete Santos Fundadores dos Servos de Maria (1233), Madre M. Elisa Andreoli e as primeiras Irmãs, hoje impulsiona as Servas de Maria Reparadores a consagrar-se a Deus, abraçando um estilo de vida evangélico-apostólico. Propõem, portanto, testemunhar o Evangelho na comunhão fraterna, colocando-se ao serviço de Deus e do ser humano; cumprir o grande mandamento da Caridade, conformando-se a Jesus Cristo, que veio para servir e dar vida, revelando que somos todos filhos e filhas do mesmo Pai e irmãos, irmãs entre nós. Atentas aos sinais dos tempos, estamos inseridas no dinamismo da Igreja através do louvor e da intercessão, da evangelização e da promoção humana, do compromisso missionário e ecumênico, promovendo as diferentes vocações, inculturando o carisma nas diversas realidades onde estamos presentes e oferecendo a rica herança espiritual da Ordem e da Congregação.
A dedicação a Santa Maria sustenta e ilumina o nosso itinerário de seguimento de Jesus Cristo e o compromisso de comunicá-lo às pessoas. Maria, a Serva do Senhor é para suas servas uma mãe que ama e intercede, uma senhora que protege e guia, irmã no caminho da fé; exemplo de vida e oração, de escuta da Palavra, de alegre obediência à vontade do Pai, de colaboração na obra redentora do Filho, de disponibilidade ao Espírito, de solicitude pela Igreja, de esperança no Reino, de proximidade aos irmãos. A presença de Maria ao pé da cruz do Filho, Servo sofredor de Yahveh, inspira nosso empenho de reparação que realizamos mediante a oração, a ação e a oferta da vida.