Notícias

30 dez

BREVE HISTÓRICO DA VIDA E MISSÃO DE MADRE DOLORES INGLESE – 2020

Em 16 de dezembro 1866, nasce em Rovigo, Itália, Maria Inglese. Na sua juventude trabalhava como costureira. Era atuante nos movimentos marianos paroquiais. Tinha um profundo amor a Nossa Senhora, sobretudo, Maria aos pés da cruz.

Com o prodígio do movimento dos olhos do quadro de Nossa Senhora das Dores, ocorrido na Igreja de São Miguel, em Rovigo no ano de 1895, Maria Inglese, terciária dos Servos de Maria, passou a dedicar-se intensamente à Obra de Reparação Mariana, por ela iniciada e a divulgá-la, com muito empenho.

A Reparação mariana, aos poucos, espalhou-se na Itália e em outros países, dando início ao movimento dos leigos e leigas na Igreja, transmitindo uma mensagem que foi entendida e acolhida com entusiasmo pelo povo do seu tempo e nos dias atuais.

Em 1911, Maria Inglese entra na Congregação das Servas de Maria Reparadoras e recebe o nome de Irmã Maria Dolores. Ela enriquece o carisma da Congregação com este novo elemento da Reparação Mariana.

Esta Obra foi assumida pela Congregação na pessoa da fundadora, Madre Elisa Andreoli, a qual se compromete a dar continuidade, juntamente com Madre Dolores, a este Movimento que hoje é a Associação “Nossa Senhora das Dores”.

Madre Elisa e Madre Dolores foram mulheres capazes de REPARAR a realidade profundamente com atitudes e opções concretas.

Madre Dolores, mulher de fé e coragem, trabalhou intensamente na missão da Congregação juntamente com Madre Elisa.

A “pequena página da Reparação”, por ela escrita, tornou-se um canal de comunicação espiritual e de esperança em meio aos conflitos e consequências deixadas pela 1ª Guerra Mundial.

Madre Dolores, concluiu sua missão terrena no dia 29 de dezembro de 1928, em Rovigo-Itália. O que é a Associação “Nossa Senhora das Dores”?

A Associação “Nossa Senhora das Dores” é um movimento de leigos e leigas que se empenham em viver o Evangelho inspirando-se em Santa Maria, Mãe, Serva e discípula do Senhor.

Enquanto membros deste grupo, buscamos viver e aprofundar a espiritualidade mariana com as Servas de Maria Reparadoras e seguimos um Estatuto próprio.

Unidos pelo mesmo ideal de vida, os grupos estão organizados em nível: local, Provincial e Geral. A Associação Nossa Senhora das Dores, nasceu na Itália, está presente em alguns Estados do Brasil e, em outros Países. Onde estão as Servas de Maria Reparadoras, geralmente estão também os grupos da Associação nossa Senhora das Dores.

A Associação possui como sua primeira sede, o Santuário Mariano “Nossa Senhora das Dores” – da Congregação das Servas de Maria Reparadoras, localizada em Rovigo, na Itália. É um local dinamizador da espiritualidade Mariana da Congregação.

Hoje, a mensagem transmitida por Madre Dolores Inglese, deve encontrar novas respostas adaptadas ao nosso tempo tão necessitado de paz, de comunhão, de solidariedade e de esperança.

Celebremos com alegria a presença de tantos leigos e leigos, que constituem com as Servas de Maria Reparadoras, uma única família em diferentes modos.

Atualmente, a Venerável Madre Elisa Andreoli e a Venerável Madre Dolores Inglese estão em processo de beatificação.

“ Maria Santíssima está repleta da bondade de Deus, que a escolheu para derramar sobre esta terra os tesouros da sua infinita misericórdia”. (Madre Dolores Inglese)

 

Publicações

Deixe um Comentário