





Histórico:
Elisa Andreoli nasceu em Agugliaro, Itália, no dia 10 de julho de 1861, filha única do Casal Marco Andriolo e Magherita Ferraretto, família simples, lutava pela sua sobrevivência devido a situação do próprio país, da época. Elisa a partir dos cinco anos, passou a viver somente com a mãe porque, seu pai saiu em busca de melhores condições de vida e nunca mais retornou à família.
A Mãe de Elisa então, começou a migrar com a filha em busca de trabalho que garantisse a sobrevivência e uma boa educação para a sua menina. Andando em casa de parentes, em orfanatos, internatos sempre acompanhando de perto a formação de Elisa, até que concluísse seus estudos. Formando-se professora, em 1878, no Colégio das Irmãs Canossianas em Veneza, onde se torna idônea ao ensinamento de professora elementar de grau superior. Diplomada, Elisa se dedica ao ensino das crianças e da juventude, em vários locais e Escolas da Itália, lecionando preferencialmente, para as categorias em estado de pobreza e de vulnerabilidade.
Elisa e sua Mãe, em 1891, deixam Vicenza e transferem-se a Vidor, onde passou a se dedicar na Escola pública municipal de Educação Infantil, atuando como professora e Diretora, ainda antes da fundação da Congregação.
Em 1900, fundou a Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras (SMR em Vidor, na Província de Treviso, Itália, juntamente com sua mãe Magherita Ferraretto, e duas colegas: Agnese Vimercati e Carmela Regonesi.
Elisa Andreoli, foi a mentora no processo de Fundação da Congregação e também na implementação da Missão Educativa como a primeira atividade da Comunidade de origem da Congregação. Assim, foi se constituindo por um processo de manutenção de tradições e renovação de práticas contínuas com o objetivo de dar respostas significativas a cada tempo, em diferentes realidades ao longo da história da Congregação.
Desta forma, a missão de Elisa Andreoli continua viva até os dias atuais, mediante ao empenho e trabalho de Imãs e Colaboradores dedicados à missão educativa, entre outros serviços. E, para valorizar o ato de amor a serviço da vida, a escultura de Elisa Andreoli entre dois alunos, localizada neste pátio do Colégio Elisa Andreoli, esculpida pelas mãos do escultor – Werner Thaler, de Treze Tilas, Santa Catarina, hoje será abençoada na presença de Irmãs, Autoridades presentes, Sacerdotes e de todos os colaboradores do Colégio Elisa Andreoli.
Nada mais significativo na comemoração dos 60 anos de Missão Educativa do Colégio Elisa Andreoli, celebrar seu jubileu de diamante com a escultura da Fundadora e alunos que permanecerão como símbolos para nós e para as gerações futuras.
A escultura de Elisa Andreoli e os dois alunos passam a ser, a partir de hoje, o ícone e símbolo, permanentemente em nosso meio, como inspiração, de “Em tudo AMAR, SERVIR e REPARAR”, olhando sempre para um novo horizonte, com coragem de semear as sementes do amor, do serviço, da reparação, alimentando a esperança nos corações de todos os educandos e educandas que passam por esta Escola. Que sejamos escultores do tenro amor e do amor eterno com cada educando que cruzar este pátio e pela nossa vida – “Dos primeiros passos aos primeiros sonhos”.
(Irmã Delia Terezinha Lagni, smr)
Designed by EDC Desenvolvimento em Web