Associação Nossa Senhora das Dores
A Associação “Nossa Senhora das Dores” é um Movimento laical de espiritualidade mariana, que tem a sua Sede Principal no Centro Mariano de Rovigo (Itália), mantido pelas Irmãs Servas de Maria Reparadoras.
O objetivo deste Movimento de espiritualidade é viver o Evangelho inspirando-se em Santa Maria, Mãe e Serva do Senhor, para ajudar mulheres, homens e jovens, a viverem o compromisso do Batismo tendo como exemplo a Mãe de Jesus e nossa Mãe. A dedicar a própria vida em humilde serviço dos irmãos e irmãs, com a mesma espiritualidade e experiência mariana.
No Brasil, o primeiro grupo foi iniciado, em 15 de setembro de 1993, pela comunidade religiosa do Centro de espiritualidade Maria, Mãe da Vida, em Campo Grande – Rio de Janeiro.
Com o passar do tempo, outros grupos foram surgindo nas diversas Regiões do Brasil, onde as Irmãs Servas de Maria Reparadoras exercem sua missão: no dia 26 de maio de 1997, em Florianópolis, Estado de Santa Catarina; no dia 08 de dezembro de 1998, em Belo Horizonte – Estado de Minas Gerais; no dia 1º de maio de 2000, no Bairro Santa Margarida – Campo Grande – Rio; no dia 12 de dezembro de 2000, em Capinzal – Estado de Santa Catarina; no dia 15 de agosto de 2006, em Caculé, Estado da Bahia; no dia 1º de dezembro de 2009, em Curitiba, Estado do Paraná.
As atividades desenvolvidas pelos membros desses vários grupos da Associação, em realidades diferentes do Brasil, caracterizam-se pelo compromisso na comunidade eclesial. Uma das observações para celebrar o Ato de Empenho nos grupos, é viver a vocação cristã comprometida a expressar esse compromisso na comunidade de origem, na família, no próprio trabalho. Em muitos âmbitos das comunidades eclesiais temos pessoas Associadas (mulheres e homens) empenhadas no serviço da liturgia, da iniciação cristã, ministros da eucaristia, representantes nos conselhos paroquiais, pastoral da criança, pastorais sociais – projetos sociais da Congregação das Servas de Maria Reparadoras, e nos nossos colégios. São trabalhadores e trabalhadoras em vários âmbitos da sociedade. No interno da Província religiosa Nossa Senhora Aparecida, dois membros da Associação fazem parte da equipe de reflexão sobre espiritualidade.
Cada membro Associado é consciente de atuar conscientemente sua vocação cristã porque é discípulo e, à luz da Mãe Maria, agir e reagir quando e onde a vida não está sendo cuidada.
Histórico e Missão da Associação “Nossa Senhora das Dores”
Com o prodígio do movimento dos olhos do quadro de Nossa Senhora das Dores, ocorrido na Igreja de São Miguel, em Rovigo, no ano de 1895, Maria Inglese, terciária dos Servos de Maria, passou a dedicar-se intensamente à Obra de Reparação Mariana e divulgá-la com muito empenho.
A Reparação Mariana, aos poucos, espalhou-se na Itália e em outros países, dando início ao movimento dos leigos e leigas na Igreja, transmitindo uma mensagem que foi entendida e acolhida com entusiasmo pelo povo do seu tempo.
Em 1911, Maria Inglese entra na Congregação das Servas de Maria Reparadoras e recebe o nome de Irmã Maria Dolores. Ela enriquece o carisma da Congregação com este novo elemento da Reparação Mariana.
Esta Obra foi assumida pela Congregação na pessoa da fundadora, Madre Elisa Andreoli, a qual se compromete a dar continuidade, juntamente com Irmã Dolores, a este Movimento que hoje é a Associação Nossa Senhora das Dores.
O que é a Associação Nossa Senhora das Dores?
A Associação Nossa Senhora das Dores é um movimento de leigos e leigas que se empenham em viver o Evangelho inspirando-se em Santa Maria, Mãe e Serva do Senhor. Este grupo busca viver e aprofundar a espiritualidade mariana com as Servas de Maria Reparadoras segundo seu próprio Estatuto. Unidos pelo mesmo ideal de vida, os grupos estão organizados em nível: local, Provincial e Geral.
A Associação tem como sede principal o Centro Mariano “Nossa Senhora das Dores” – da Congregação das Servas de Maria Reparadoras, localizada em Rovigo, na Itália. É um local dinamizador da espiritualidade Mariana da Congregação. No Brasil, em Campo Grande – RJ, há o centro de Espiritualidade: “Maria, Mãe da Vida”.
No Brasil, cresce o número de grupos e de pessoas que buscam aprofundar e viver essa espiritualidade. A Associação Nossa Senhora das Dores está presente também em outros países, como: Itália, Argentina, África (Costa do Marfim e Togo).
As Servas de Maria Reparadoras buscam dinamizar e partilhar sua espiritualidade e o Carisma com adolescentes, jovens e adultos.
Empenhos Assumidos pelos Associados
- Cada grupo se reúne para momentos de estudo, reflexão e oração (como momento de oração realizam a Hora de Reparação Mariana, a Coroa de Nossa Senhora das Dores, entre outras…).
- Reúnem-se também para momentos de convivência e lazer.
- Celebram as festividades marianas e visitam santuários marianos.
- Colaboram na animação litúrgica da comunidade eclesial.
- Participam de encontros formativos com outros grupos.
- Prestam apoio e solidariedade aos que vivem em situação de sofrimento e de dificuldades.
- Realizam o ato de empenho para o ingresso dos novos membros.
Madre Elisa e Irmã Dolores foram mulheres capazes de REPARAR a realidade profundamente com atitudes e opções concretas.