Encontro Regional da ANSD
Nos dias 13 e 14 de julho de 2019, na Casa de Encontros das Irmãs Franciscana em Angelina/SC, aconteceu o encontro regional dos grupos da Associação Nossa Senhora das Dores da região Sul: Florianópolis/SC, Curitiba/PR e Capinzal/SC. O Conselho Territorial “Dinamizar a partir da vida” foi representado na pessoa do Sr. Maurício (vindo do Rio de Janeiro/RJ juntamente com sua esposa Marinete, e a associada Sueli). As Irmãs assistentes de cada grupo e outras, também participaram dando sua valiosa contribuição.
O encontro teve início com uma oração em sintonia com o tema do dia: “A vocação da associada e do associado.” A Irmã Graciema Eva Lanhi desenvolveu com profundidade o tema, recordando aos associados presentes o que é a Associação Nossa Senhora das Dores, a vocação de Maria Inglese e a vocação da ANSD no Estatuto aprovado pela Igreja.
Frisou, sobretudo, a importância da vivência no cotidiano da vida. A vocação de Maria Inglese é uma vocação do cotidiano. A vida não se reduz ao simples existir. Há nela uma força interior que suscita disponibilidade, entrega de si, serviço, compromisso, busca de sentido. O sentido mais profundo da vida é dar sentido à vida das pessoas. Entre outras considerações feitas no desenvolver do tema, trouxe à tona a sintonia da ANSD com o Carisma das SMR. A Congregação das Servas de Maria Reparadoras se inspirou desde as origens na vida e na espiritualidade da Ordem dos Servos de Maria. Da agregação à Ordem surgem três núcleos carismáticos que caracterizam a identidade desta experiência na Igreja: Viver em comunhão; Ser Serva/o; Dedicação e inspiração em Santa Maria. Vivemos a Reparação mariana como compromisso constante para cooperar na obra da redenção-reconciliação realizada por Cristo, à qual Maria foi estritamente associada. Cada associada e associadovive sua vocação de encontro e contempla o ícone de Jesus que pregado na cruz conversa com Maria e o discípulo amado. Acolhe Maria em sua casa como dom do Senhor: “Eis tua Mãe”! Aprende de Maria, Mãe e discípula de Jesus, a estar com Ela aos pés das infinitas cruzes da humanidade para que todos possam viver a plenitude da alegria pascal.
Precedida por uma apropriada explicação e oração na parte da tarde deste dia acontece a entrega, aos associados e associadas presentes, do Estatuto da Associação Nossa Senhora das Dores.
Ao longo do dia cria-se espaços para oração, dinâmicas de entrosamento entre os participante e momentos recreativos.
O encontro termina com a celebração eucarística junto à comunidade local.
Irmã M. Carmen Andrioni, SMR